sábado, 1 de novembro de 2008

Halloween e o Gato Preto

Photobucket
Espero que ontem, 31 de outubro, tenha sido um dia de alegria e diversão, mas que não tenha causado nenhum sofrimento aos animais principalmente, aos GATOS PRETOS!

“A história de vida do gato preto é impressionante. Adorado por uns, sacrificado por outros, o gato preto sobreviveu a tudo apenas para reclamar o lugar que mais gosta de ocupar: um sítio quente, junto à janela.

As superstições acerca dos gatos nasceram desde cedo. Um dos primeiros povos a atribuir uma aura mística ao gato foi os egípcios que o idolatravam, tendo mesmo um Deus com a sua forma física, Bast. Em honra desta divindade, os egípcios mantinham gatos pretos em casa e davam-lhes honras reservadas a faraós, mumificando-os depois de mortos.

Mas foi na Idade Média que o gato viu a sua sorte mudar. Apesar de prestarem um importante serviço ao homem, caçando os ratos que eram considerados uma praga em todo o lado, a verdade é que havia uma legião de gatos vadios que faziam das cidades o seu território. A sobre população terá sido o primeiro motivo pelo qual o gato deixou de cair em graça para passar a cair em desgraça.

O gato é um animal que caça durante a noite e era na Idade Média acolhido por pessoas solitárias. Os gatos vadios eram os animais de estimação de mendigos e pobres, o que não abonou em relação à imagem do gato. Os olhos penetrantes que iluminam as noites contribuíram provavelmente para a catalogação do gato como espírito demoníaco. A cor preta era a cor das trevas e do mal, o que tornou os gatos desta pelagem os mais perseguidos. O fato de o gato ser muitas vezes sacrificado em rituais pagãos tornou-o num símbolo a combater.”
Photobucket
Photobucket
Photobucket
E se ganhou muitos doces, mande um pouquinho pra nós, tá bom?

Nenhum comentário: