sábado, 14 de janeiro de 2012

SOCIALIZANDO CÃES E GATOS


O relacionamento entre cães e gatos, folcloricamente, é impossível. Mas na prática esse relacionamento tem grandes chances de dar certo. Tudo vai depender muito mais de como o proprietário condiciona o animal que do comportamento do pet em si, pois os cães são animais gregários, que gostam de viver em grupos e os gatos, quando bem educados, podem conviver pacificamente com os totós. Geralmente, a sua convivência é harmoniosa quando os dois crescem juntos, conhecem os comportamentos de ambos e as linguagens específicas. É mais fácil que um cão aceite um gatinho novo que um gato que já é o "dono de casa" aceite um cãozinho, mas a socialização entre cães e gatos é possível.
ALGUMAS DICAS ÚTEIS PARA A CONVIVÊNCIA ENTRE CÃES E GATOS
· Prefira que ambos sejam filhotes para facilitar a aceitação mútua. Antes da chegada do novo animal da casa, pegue um pano com seu cheiro e coloque perto do seu pet.
· Procure estar sempre com o cão e o gato. Divida sempre o carinho entre os dois e sempre que o cão ou o gato aceitarem bem o novato, faça mais carinho, dê petiscos.
· Acaricie e dê petiscos para o animal mais antigo da casa na presença do novo. Caso haja alguma atitude hostil por parte dele, pare tudo. Com algumas repetições, ele logo entenderá que a hostilização ao animal novo se traduz em parar de receber algo que ele gosta. Com o tempo, ele vai parar de reagir mal. Nunca agrade o animal mais antigo quando ele estiver sendo agressivo com o mais novo. Isso pode ser interpretado como um estímulo ao mau comportamento, que deve ser repetido. Assim, ele sempre se comportará mal e o convívio jamais será possível.
Fonte:http://viralataamigo.blogspot.com/2010/02/socializando-caes-e-gatos.html

Nenhum comentário: